top of page
Buscar

Condomínio e sustentabilidade - Dicas

Atualmente, os projetos arquitetônicos possuem uma parcela importante de sustentabilidade ambiental em seu DNA que os tornam ecologicamente corretos. Por outro lado, mesmo após a obra estar pronta, é possível também tornar o seu condomínio sustentável – ou mais verde ainda. Ainda que você não tenha um papel de destaque no conjunto de habitações, como o de um síndico, gestor condominial ou subsíndico, saiba que pode enviar sugestões ao conselho e levar as ideias para as reuniões do empreendimento. Mas, quais são as ideias de sustentabilidade interessantes?

1 – Energia Solar: Apostar em energia solar é muito viável em nosso País. Ricardo Paulo de Oliveira é um especialista nesse assunto e diz que dá para criar um condomínio sustentável a partir da implantação da energia solar.


2 – Água: Ainda falando dos condomínios, o aproveitamento da água da chuva é muito conveniente. A recomendação de Oliveira é montar cisternas, que fazem o papel de guardar a água para ser utilizada depois.


3 – Natureza: O gestor imobiliário Ricardo Paulo de Oliveira também comenta sobre o cultivo de plantas nos condomínios. “Elas podem diminuir o calor do ambiente. Com isso, nós passamos a respirar melhor.” E também dá para considerar que os cuidados e a manutenção delas têm um ótimo custo-benefício. Em alguns projetos mais inusitados e inovadores, é possível pensar até mesmo na instalação de pomares em áreas comuns dos condomínios.


bottom of page